topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 07 - Edição 43 - Fevereiro e Março de 2013
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
 
 
seta
  ARTIGO logo Embrapa
  imagem da notícia  
Perfil Espaço-Temporal da Produção de Milho no Brasil entre 1999 e 2010

A produção de milho é de grande importância na economia do Brasil, tanto para consumo em nível nacional quanto para exportação. Nos últimos anos, ocorreu aumento da produção de milho no país. O objetivo deste trabalho foi analisar se este aumento ocorreu de forma homogênea em todo o Brasil e/ou identificar regiões em que ocorreu maior aumento ou diminuição de aspectos relacionados com a produção de milho. A partir de dados disponibilizados pelo IBGE, foram analisadas como variáveis: área plantada, quantidade produzida, rendimento médio e valor da saca de milho entre 1999 e 2010. Adicionalmente, para o período entre 2003 e 2010 foram realizadas análises por safra agrícola.

Verificou-se diminuição de 29% da área plantada com milho na 1ª safra durante a última década. Apesar disso, a produção de milho aumentou 71,72%. Este aumento não foi homogêneo em todo o país. Os maiores incrementos da produção de milho ocorreram durante a 2ª safra, nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no noroeste do Paraná e no sul de Goiás. Considerando a 1ª safra, os maiores aumentos de produção foram observados no norte do Estado do Paraná, no noroeste do Rio Grande do Sul, no sudoeste de Minas Gerais e no oeste dos Estados da Bahia e de Sergipe. Avanços tecnológicos têm possibilitado o aumento da produção de milho nos últimos anos. A tendência mundial de aumento da demanda por alimentos tende a impulsionar o aumento de produção e produtividade do milho, bem como o aumento do valor do produto. O conhecimento da variação espaço-temporal dos aspectos relacionados com a produção de milho contribui para o planejamento de estratégias futuras de uso da terra no país.

Para ler o trabalho na íntegra, clique aqui.

Autores:Elena Charlotte Landau
Bióloga, Doutora em Ecologia, Pesquisadora em Zoneamento Ecológico-Econômico,Agroclimatologia e Geoprocessamento, Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG.
charlotte.landau@embrapa.br

Roberta Kelly Moreira da Cruz
Bolsista CNPq na Embrapa Milho e Sorgo; Graduanda em Engenharia Ambiental no Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM.
robertakelly07@hotmail.com e robertakelly07@yahoo.com.br

André Hirsch
Professor Adjunto da Universidade Federal de São João del Rei - Campus Sete Lagoas, Sete Lagoas, MG. hirsch_andre@ufsj.edu.br

Daniel Pereira Guimarães
Engenheiro Florestal, Doutor em Ciências Florestais, Agroclimatologia, Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG.
daniel.guimaraes@embrapa.br

Gabriela Reis Soares
Estagiária na Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas, MG; Graduanda em Gestão da Produção Industrial na Faculdade Promove de Sete Lagoas.
gabrielasoares@hotmail.com

 

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Clenio Araujo

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 6279 JP), Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: Arquivo NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Mônica Aparecida Nazareno (chefe-adjunta de Administração)

 
logo da Embrapa