topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 07 - Edição 46 - Junho e Julho de 2013
   Ano 11 - Edição 88 - Agosto de 2017 
   Ano 11 - Edição 87 - Julho de 2017 
   Ano 11 - Edição 86 - Junho de 2017 
   Ano 11 - Edição 85 - Maio de 2017 
   Ano 11 - Edição 84 - Abril de 2017 
   Ano 11 - Edição 83 - Março de 2017 
   Ano 11 - Edição 82 - Fevereiro/Março de 2017 
   Ano 11 - Edição 81 - Janeiro de 2017 
   Ano 10 - Edição 80 - Dezembro de 2016 
   Ano 10 - Edição 79 - Novembro de 2016 
   Ano 10 - Edição 78 - Outubro de 2016 
   Ano 10 - Edição 77 - Setembro de 2016 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
 
imagem
Duplo-haploides reduzem tempo de geração de híbridos de milho

Usar a técnica de produção de duplo-haploides tem sido uma tendência no melhoramento genético de milho. Como possíveis vantagens, podem ser citadas economia de tempo na geração e no desenvolvimento de cultivares e necessidade de investimento de menos recursos financeiros nestes trabalhos. A Embrapa Milho e Sorgo está começando a investir nesta área. Confira em entrevista.

 
imagem
Controle biológico de pragas ganhará aliado na aviação agrícola

As crescentes infestações de novas pragas e de espécies já comuns aos agricultores nas lavouras de milho, soja e algodão no Brasil – como a Helicoverpa armigera – têm motivado as empresas de pesquisa a concentrar esforços em alternativas de controle biológico e em mudanças no manejo, como a aplicação dos conceitos do MIP (Manejo Integrado de Pragas). 

 
imagem
Região Central de Minas precisa aumentar produção de grãos

Atender a uma demanda de aproximadamente um milhão de toneladas de milho por ano. Esse é o desafio colocado para a região de Sete Lagoas-MG. Enquanto cresce o consumo de grãos pelas empresas instaladas na região, a área plantada com milho reduziu cerca de 60% nos últimos dez anos e o cereal tem sido importado de outros estados.

 

 
imagem
A riqueza do saber se espalha pelo campo no Norte de Minas

"Disseminar conhecimento para colher cidadania." Com essa proposta, o projeto Minibibliotecas da Embrapa leva informações a escolas e comunidades rurais. Cada minibiblioteca é composta por estante, livros, cartilhas, CDs e DVDs. As publicações abordam tecnologias de fácil aplicação e de baixo custo que podem promover melhoria de práticas agrícolas e da qualidade de vida no campo.

 
  ARTIGO
 
imagem
Evolução do Milho Bt no Brasil: potenciais problemas e superação

O milho Bt atualmente comercializado no Brasil pode expressar em seus tecidos eventos com uma, duas ou até três proteínas obtidas da bactéria Bacillus thuringiensis, e tem como pragas-alvo as espécies de lepidópteros, que causam prejuízos a essa cultura. 

 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Guilherme Viana

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 6279 JP), Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: arquivo NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Isabel Regina Prazeres de Souza, Leonardo Melo Pereira da Rocha e Walfrido Machado Albernaz.

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Mônica Aparecida Nazareno (chefe-adjunta de Administração)

 
logo da Embrapa