topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 08 - Edição 52 - Fevereiro e Março de 2014
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Software para irrigação está em fase final de desenvolvimento

Está em fase final de testes a nova versão do software Irriga Fácil, programa capaz de estimar o momento exato das irrigações, assim como a quantidade de água a ser fornecida, desde a época do plantio até a fase de maturação de diversas culturas, como milho, sorgo e feijão. Inicialmente, o Irriga Fácil 2.0 permitirá a programação da irrigação nessas culturas nos 853 municípios do estado de Minas Gerais, utilizando a internet. A versão 1.0 do software foi lançada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) em 2006, sendo resultado de parceria com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Universidade Federal de Minas Gerais, Emater-MG e Banco do Nordeste.

Disponibilizado de forma gratuita aos interessados, a primeira versão do programa tinha como base as séries históricas de dados climáticos de propriedade do Inmet. A metodologia possibilitava ao agricultor estimar o momento exato de se efetuar as irrigações, bem como as lâminas de irrigação que seriam aplicadas em todo o ciclo de cada cultura. No final de 2005, um convênio firmado com o Banco do Nordeste tinha o objetivo de permitir a transferência dessa tecnologia, principalmente aos pequenos agricultores de perímetros irrigados.

Hoje, após diversas atualizações e aprimoramentos, o Irriga Fácil traz como novidades a possibilidade de programar a irrigação dessas três culturas (milho, sorgo e feijão) para três classes de solo (alta, média e baixa capacidade de retenção de água), em dois sistemas de irrigação (aspersão convencional e pivô central) e em dois tipos de preparo de solo (convencional e direto na palha). “Com o programa é possível acompanhar o manejo de irrigação diariamente, além de gerar diagnóstico e calendário de irrigação para datas futuras e, ao final do ciclo, obter os históricos de irrigações previstas e aplicadas, chuvas ocorridas e um relatório final”, descreve o pesquisador Paulo Emílio Pereira de Albuquerque, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).

Paulo Emílio integra a equipe responsável pelo Irriga Fácil desde o início do seu desenvolvimento. Segundo ele, as informações fornecidas pelo agricultor interessado em irrigar determinada cultura devem ser fidedignas para que dados condizentes com a realidade possam ser gerados pelo software. Outro detalhe importante é que o usuário deverá possuir um pluviômetro ou pluviógrafo instalado próximo à área irrigada. “No dia em que houver chuva, essa deverá ser medida e o seu valor deve ser inserido no local próprio, assim como o tempo de irrigação ou a velocidade do pivô central, conforme o caso”, explica.

Ainda segundo o pesquisador, o usuário terá acesso ao Irriga Fácil por meio de login e senha. O ambiente de acesso está passando por reformulações visuais para ser disponibilizado ao público. Mais informações: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Unidade da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento): (31) 3027-1905 ou milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br.

Texto: Guilherme Viana (MTb / MG 06566 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Tel.: (31) 3027-1905

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
João | 22/03/2014 - 06:15
Tenho dois pivô central e tenho imterece nesse programa
Grato
João luiz
Eduardo Abrantes | 22/03/2014 - 07:45
Fiquei muito satisfeito com mais uma boa iniciativa dos pesquisadores da Embrapa.
Gostaria de solicitar ao Engº Paulo Emilio que meu nome fosse incluido nos futuros utilizadores dessa boa ferramenta.
Para tal agradecia que me fizesse chegar as condições que terei de satisfazer.
Cumprimentos Eduardo Abrantes
Guilherme Ferreira Viana | 24/03/2014 - 11:19
Prezado Sr. João, obrigado pelo interesse. Sua demanda foi encaminhada ao pesquisador responsável pelo projeto, Paulo Emílio Pereira de Albuquerque.

Atenciosamente,

Equipe de Comunicação da Embrapa Milho e Sorgo
Guilherme Ferreira Viana | 24/03/2014 - 11:24
Prezado Sr. Eduardo,

seu e-mail foi encaminhado ao pesquisador responsável pelo projeto, Paulo Emílio Pereira de Albuquerque. Obrigado pelo contato.

Atenciosamente,

Equipe de Comunicação da Embrapa Milho e Sorgo
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Guilherme Viana

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 6279 JP), Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: arquivo NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Olímpio Filho

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Mônica Aparecida Nazareno (chefe-adjunta de Administração)

 
logo da Embrapa