topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 08 - Edição 52 - Fevereiro e Março de 2014
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
   Ano 12 - Edição 100 - Julho de 2018 
   Ano 12 - Edição 99 - Junho de 2018 
   Ano 12 - Edição 98 - Maio de 2018 - Especial 
   Ano 12 - Edição 97 - Maio de 2018 
   Ano 12 - Edição 96 - Abril de 2018 - Especial 
   Ano 12 - Edição 95 - Março de 2018 
   Ano 12 - Edição 94 - Fevereiro de 2018 
   Ano 12 - Edição 93 - Janeiro de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Reconhecimento a quatro décadas de pesquisa

O pesquisador Ivan Cruz, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), é vencedor da 35ª edição do Prêmio Frederico de Menezes Veiga, que teve como tema "Quatro décadas da moderna agropecuária brasileira". Ivan Cruz foi escolhido na Categoria Pesquisador e Renato de Aragão Ribeiro Rodrigues, da Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop-MT), na nova categoria Jovem Pesquisador.

O Prêmio Frederico de Menezes Veiga é concedido pela Embrapa e tem como objetivo destacar a atuação de pesquisadores que trabalharam para viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a modernização e sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro. Nesta edição, pela primeira vez, foi instituído o prêmio Jovem Cientista, para pesquisadores com menos de 35 anos.

O Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Ladislau Martin Neto conta que "o júri ficou muito impressionado com a excelência dos trabalhos apresentados pelos candidatos. Os participantes refletem a manutenção do alto nível da pesquisa realizada na Embrapa".

O trabalho do pesquisador Ivan Cruz se destaca por buscar alternativas de manejo no controle de pragas, como a lagarta-do-cartucho, que reduz em até 34% a produtividade das lavouras de milho. Com as pesquisas sobre controle biológico, Ivan possibilitou aos produtores diminuir a aplicação de inseticidas químicos, trazendo, desse modo, menos riscos para o meio ambiente, evitando contaminação das fontes de água, do solo, dos alimentos e menos riscos para a saúde do trabalhador.

Ivan tem se dedicado ao longo de décadas ao manejo integrado de pragas, utilizando-se de recursos da própria natureza. Como resultado desse trabalho, foram descobertas várias espécies de agentes de controle biológico, os inimigos naturais das pragas (insetos benéficos). Entre os destaques estão as vespinhas do grupo Trichogramma que fazem parte dos conjuntos de agentes biológicos disponibilizados para a agricultura brasileira, permitindo o controle de diferentes espécies de pragas em diversas culturas de importância econômica.

As vespinhas de Trichogramma parasitam ovos de pragas. Ivan Cruz aperfeiçoou uma técnica de procriação das vespinhas. Os insetos benéficos podem ser criados em biofábricas e também de maneira artesanal por agricultores. A liberação de Trichogramma em lavouras auxilia no controle de pragas, como a lagarta-do-cartucho e a Helicoverpa armigera.

Para Ivan, o Prêmio Frederico de Menezes Veiga significou o reconhecimento a tantos anos dedicados à pesquisa e ao desenvolvimento de tecnologias importantes para os agricultores brasileiros no combate aos insetos fitófagos (que se alimentam de vegetais) e ao mesmo tempo que não agridem o meio ambiente. "Significou também o reconhecimento da Embrapa à nossa linha de pesquisa em Manejo Integrado de Pragas, com inserção prioritária do uso dos recursos da própria natureza em favor da agricultura e da sociedade com um todo", destacou o pesquisador.

Ivan Cruz é formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa, possui mestrado em Manejo Integrado de Pragas pela Purdue University e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo. É pesquisador da Embrapa desde 1974. Foi chefe de Pesquisa e Desenvolvimento e chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo. Já publicou mais de 200 artigos científicos e 12 livros.

Jovem Pesquisador

Renato de Aragão Ribeiro Rodrigues é o primeiro vencedor da categoria Jovem Cientista do Prêmio Frederico de Menezes Veiga. Ele tem 32 anos e é formado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado e doutorado em Geociências pela Universidade Federal Fluminense e hoje é pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, onde desenvolve pesquisas sobre Mudança do Clima e emissões de gases de efeito estufa na agricultura. Renato também coordena a Sub-rede Mudanças Climáticas e Agricultura, da Rede Clima (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e é membro do Painel Intergovernamental de Mudança do Clima (IPCC).

O jovem pesquisador representa o Brasil nas negociações sobre emissões de gases de efeito estufa na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

O Prêmio Frederico de Menezes Veiga foi criado na Embrapa em 1974 e é um dos mais importantes do país dedicados à pesquisa agropecuária.

Texto: Secretaria de Comunicação (Secom)
Tel.: (61) 3448-4012
E-mail: secom@embrapa.br

Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br

Gabriel Faria  (MG 15624 JP)
Jornalista / Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop-MT)
E-mail: gabriel.faria@embrapa.br

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
adalberto lucio borges | 21/03/2014 - 14:06
Meus parabéns Dr. Ivan. Prêmio mais que merecido.
Marina Torres | 21/03/2014 - 15:32
Prezado Adalberto, agradecemos por seu comentário. Seus cumprimentos foram repassados ao pesquisador Ivan Cruz. Atenciosamente, Equipe de Comunicação da Embrapa Milho e Sorgo
Angélica Maria Penteado-Dias | 21/03/2014 - 23:28
Em nome do INCT dos Hymenoptera Prasitoides da Região Sudeste Brasileira, com sede na Universidade Federal de São Carlos, SP, cumprimentamos o pesquisador Ivan Cruz pelo prêmio.
Wilson Mello Maia | 22/03/2014 - 10:34
Parabéns Dr. Ivan, tive o privilégio de ser orientado pelo Sr. e minha admiração só aumenta ao longo dos anos. Para meus pares na UFRA, és minha referência.
Marina Torres | 24/03/2014 - 09:30
Prezados Wilson e Angélica, seus cumprimentos foram repassados ao pesquisador Ivan Cruz. Agradecemos pelo envio dos comentários. Atenciosamente, Equipe de Comunicação da Embrapa Milho e Sorgo
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Guilherme Viana

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 6279 JP), Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: arquivo NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Olímpio Filho

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Mônica Aparecida Nazareno (chefe-adjunta de Administração)

 
logo da Embrapa