topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 08 - Edição 56 - Setembro e Outubro de 2014
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Embrapa Milho e Sorgo preserva a biodiversidade de microrganismos

Fungos, vírus e bactérias são recursos genéticos indispensáveis para a inovação biotecnológica, especialmente na agricultura moderna. Por meio desses microrganismos, é possível gerar uma infinidade de novos produtos, como bioinoculantes, bioinseticidas, biopesticidas, bioestimulantes, e até compostos bioativos de interesse industrial.

Por isso, a importância do novo laboratório BAG (Banco Ativo de Germoplasma) de Microrganismos inaugurado em 2014, na Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas-MG.  Idealizado pelo pesquisador Ivanildo Evódio Marriel,  nesse laboratório estão preservados acessos compostos por     linhagens-elite de Bacillus thurigiensis e de agentes de controle biológico; fitopatógenos de milho e sorgo;  bactérias  fixadoras de nitrogênio;  microrganismos solubilizadores de fosfato e de  potássio e 11.000 linhagens desses microrganismos alocadas dentro dos laboratórios em subcoleções.

Para a pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo Christiane Abreu de Oliveira Paiva, "as coleções microbiológicas são essenciais para a inovação biotecnológica e para que países, como o Brasil, possam responder rapidamente aos desafios da bioeconomia.  Essas coleções  atuam como repositórios de células vivas, contendo informações importantes sobre os sistemas biológicos desses organismos, e ficam disponíveis para pesquisa, caracterização, avaliação e uso". 

Os recursos microbianos da Coleção da Embrapa Milho e Sorgo (CMMF) são oriundos dos projetos de bioprospecção de diversos microbiomas, em especial os relacionados a plantas, insetos e patógenos de milho e sorgo.  Desde 1991, muitos desses microrganismos vêm sendo  isolados a partir de rochas, insetos e de solos provenientes do Cerrado, dentre outros.

Por se tratar de patrimônio genético do Brasil, o acesso a este laboratório é restrito e controlado. Além de garantir a conservação desses microrganismos, a CMMF espera se tornar uma coleção de referência para os bioprodutos do agronegócio do milho e do sorgo.

Texto: José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.embrapa.br/milho-e-sorgo
Tel.: (31) 3027-1167
E-mail: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Marina Torres

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP), Marina Torres (MG 08577 JP) e Sandra Brito (MG 06230 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: arquivo NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Mônica Aparecida Nazareno (chefe-adjunta de Administração)

 
logo da Embrapa