topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 09 - Edição 58 - Janeiro de 2015
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Embrapa Milho e Sorgo acompanha produtores em Patos de Minas

A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, iniciou um projeto em três propriedades da região, para contribuir com estratégias que visam o aumento da produtividade e, ao mesmo tempo, a redução de custos de produção.

As ações foram iniciadas em outubro de 2013, a partir do encontro técnico intitulado "Alternativas para sistemas de produção de milho com alta produtividade e sustentabilidade". Em maio de 2014, a equipe da Embrapa esteve no local para planejar as primeiras atividades. As ações nas propriedades se iniciaram em setembro de 2014, com os levantamentos sobre o parque de máquinas dos locais, e do histórico de cultivo nas fazendas. Houve também indicação de uso de fertilizantes, quando necessário.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Emerson Borghi, líder do projeto, desde o dia 1º de setembro de 2014, a Embrapa tem realizado visitas às três fazendas para acompanhar o processo produtivo, avaliar as tomadas de decisões dos produtores e propor ações de melhorias no sistema de produção que possam trazer ganhos econômicos e ambientais aos parceiros. Um dos objetivos é reduzir o uso de insumos e otimizar a utilização de recursos naturais.

"A região de Patos de Minas é tradicional e muito significativa no cultivo do milho em Minas Gerais", diz Emerson Borghi. Ele ressalta que, durante as primeiras visitas, já foram feitas recomendações aos produtores sobre o manejo integrado de pragas, por exemplo, assim como discussões sobre estratégias de manejo da adubação e controle de plantas daninhas.

"Estamos no início dos trabalhos, mas ao longo de três anos, com certeza, teremos resultados promissores. As três áreas escolhidas apresentam bom desenvolvimento vegetativo, mas a falta de chuvas desses últimos dias vem aumentando a incidência de infestação de lagartas", pontua Borghi.

As áreas acompanhadas pelo projeto estão instaladas nas cidades de Presidente Olegário (Fazenda Manabuiu), Vazante (Fazenda Marinheiro) e Patos de Minas (Fazenda Paraíso). De acordo com o pesquisador, em cada uma delas o plantio de milho foi realizado em épocas diferentes. "As três propriedades têm particularidades bastante distintas. Para cada uma foi utilizado um método de avaliação do sistema produtivo para discussão entre o grupo de pesquisadores e analistas da Embrapa, de forma a proporcionar o andamento das atividades", disse.

Desde setembro de 2014, a equipe da Embrapa Milho e Sorgo tem realizado visitas mensais às propriedades e a intenção é fechar o primeiro ano com as principais observações que serão levadas ao grupo participante do projeto.

Sandra Brito (MG 06230 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG)
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Telefone: (31) 3027-122(31) 3027-1223

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Marina Torres

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP), Marina Torres (MG 08577 JP) e Sandra Brito (MG 06230 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: arquivo NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo, Emerson Borghi e Claudinei Kappes

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Mônica Aparecida Nazareno (chefe-adjunta de Administração)

 
logo da Embrapa