topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 06 - Edição 34 - Março de 2012
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Sistemas disponibilizam trabalhos da Embrapa pela internet

A Embrapa tem se esforçado para socializar grande parte do conhecimento por ela produzido. E uma das principais oportunidades para isso é a internet. Os sistemas Alice (Acesso Livre à Informação Científica da Embrapa) e Infoteca-e (Informação Tecnológica em Agricultura) estão contribuindo para que os interessados acessem, por exemplo, publicações técnicas e científicas, dissertações e teses, além dos programas de rádio e televisão da empresa.

O objetivo principal é permitir, à população de uma maneira geral, acesso aberto e gratuito à produção dos pesquisadores e dos demais funcionários da empresa. A chamada “memória técnica”, que é a coleção de trabalhos como circulares e comunicados técnicos, está sendo colocada no Infoteca-e. Este sistema centraliza as publicações de caráter técnico e o Alice envolve os trabalhos científicos.

Com os sistemas, desenvolvidos por profissionais da própria Embrapa, o conteúdo dos trabalhos ficou mais organizado. Para Rosângela Lacerda de Castro, bibliotecária da Embrapa Milho e Sorgo, “em termos de organização, preservação e acesso, foi um avanço muito grande”. Agora, o acesso está facilitado e é possível fazer diversos tipos de busca – por autor ou assunto, por exemplo. É possível ainda consultar estatísticas por ano, mês e até dia.

Várias unidades da Embrapa já disponibilizavam seus trabalhos em seus próprios sites. Com a centralização dessa produção nos dois sistemas, ficou mais rápido o acesso para os usuários. Cada unidade da Embrapa insere sua produção através dos profissionais das respectivas bibliotecas. As atualizações nos sistemas são rápidas e os trabalhos ficam disponíveis no formato pdf.

O sistema Alice, por usar tecnologias padronizadas e utilizadas mundialmente pela comunidade científica, é interoperável com outros sistemas de acesso aberto, ou seja, pode ser facilmente operado, sem qualquer tipo de perda de configuração. Assim, ao integrar uma rede global de informação científica, contribui para maior visibilidade das pesquisas da Embrapa e para um possível aumento do impacto dos resultados de pesquisa da empresa. Até o início de março, a Embrapa Milho e Sorgo tinha 3.747 publicações neste sistema.

Já o infoteca-e reúne os conteúdos editados na própria Embrapa, com linguagem adaptada a públicos como produtores rurais, extensionistas, técnicos agrícolas, cooperativas agropecuárias e estudantes e professores de escolas rurais. O objetivo é que esses públicos possam assimilar facilmente as informações e se apropriar das tecnologias geradas pela Embrapa. Eram, até o início de março, 913 publicações da Embrapa Milho e Sorgo neste sistema.

Curiosidades: De acordo com a bibliotecária Rosângela, a publicação da Embrapa Milho e Sorgo mais consultada na Infoteca-e foi editada em 1998 e é “Influência do manejo do solo, da palha e do nitrogênio na produtividade do feijoeiro cultivado no período outono-inverno”, dos pesquisadores Carlos Alberto Vasconcellos (aposentado), Antônio Marcos Coelho, Israel Alexandre Pereira Filho e Ivanildo Evódio Marriel. Já a que teve mais downloads foi editada em 2002 e chama-se “Cultivares de milho para o consumo verde”, de autoria dos pesquisadores Israel Alexandre Pereira Filho e José Carlos Cruz.

Em outubro de 2011, a Embrapa Milho e Sorgo adotou o sistema como página oficial de suas publicações seriadas. “Esta ação antecipou o que deve ocorrer quando o portal Embrapa entrar em operação e as páginas das unidades forem desativadas, momento propício para que a Infoteca-e  assuma integralmente o papel de repositório e disseminador de publicações digitais da Embrapa”, explica Rosângela.

É visível o aumento do número tanto de consultas como de downloads das publicações após a mudança. De janeiro a outubro de 2011, houve, via site da Embrapa Milho e Sorgo, 17.141 consultas e 13.560 downloads, o que dá uma média mensal, respectivamente, de 1.714 e 1.356. Já entre novembro do ano passado e o início de março, foram 13.665 consultas e 12.647 downloads, gerando médias respectivas de 3.416 e 3.162. Ou seja, os aumentos foram significativos após a modificação do local de hospedagem das publicações técnicas.

 

Texto: Clenio Araujo (MTb/MG 6279 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Tel.: (31) 3027-1223      
E-mail: clenio@cnpms.embrapa.br

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
VANDERLIM MOREIRA DA SILVA | 08/08/2012 - 12:47
AMIGOS BAO TARDA!
TENHO UMA AREA DE 26.000M2. JUNTO A BARRAGEN DE PONTO NOVO NO RIO ITAPICURU, NA REGIÃO DE PINDOBAÇU BAHIA.
E PRETENDO PLANTAR MARACUJÁ COM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO DE GOTEJÁMENTO. MAIS ESTA É A PRIMEIRA VEIS QUE VOU PLANTAR MARACUJÁ, E PRECISO DA AJUDA DE VOCÊIS.
QUAL O ADUBO CERTO, QUAL A DESTAÇIA QUE DEVO PLANTARE QUANTAS VEZES DEVO MOLHAR.
OU VOCÊIS MIN ORIENTA PLANTAR OUTRAS COISAS? MUITO OBRIGADO.
Clenio Araujo | 16/08/2012 - 10:34
Bom dia, Vanderlim

Encaminhamos sua demanda ao SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da Embrapa.

Obrigado pelo contato

Clenio Araujo / Núclelo de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): José Heitor Vasconcellos

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 6279 JP), Guilherme Viana (MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Fotos desta edição: Arquivo NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Maria José Vilaça de Vasconcelos (chefe-adjunta de Administração)

 
logo da Embrapa