topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 10 - Edição 79 - Novembro de 2016
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Drone produz imagens de ensaios de milho
Imagens aéreas produzidas por um drone começaram a ser obtidas em ensaios de melhoramento de milho na Embrapa Milho e Sorgo. Um voo experimental foi realizado na primeira quinzena de novembro em uma área que abriga 11 ensaios com aproximadamente 1500 parcelas, sendo três mil fileiras de plantio de 4,2 metros de comprimento. 
 
Essa área possui cerca de 60 mil plantas e demanda a contagem manual por empregados da Embrapa e terceirizados. "Por meio das imagens adquiridas via drone, esse trabalho poderá ser substituído por processamento de imagens, liberando a turma para outras atividades", explica o pesquisador Lauro Guimarães, um dos líderes do projeto.
 
Entenda o trabalho
 
Uma atividade específica dentro do projeto intitulado "Pré-melhoramento, fenotipagem e agregação de valor em recursos genéticos de milho" prevê o uso de drones na produção de imagens para o monitoramento dos ensaios do programa de melhoramento de milho. 
 
Anualmente, são conduzidas cerca de oito mil parcelas experimentais para avaliação de híbridos e variedades, tanto nas fases iniciais, intermediárias e de pré-lançamento. "Considerando-se a grande quantidade de características que são avaliadas nos ensaios de campo, demandando intensa mão-de-obra e recursos para o levantamento de dados, é necessário o uso de ferramentas que permitam maior eficiência no processo", diz um trecho do projeto.
 
O voo foi feito pela empresa Bird Eye Drone Services, especializada na produção de imagens em alta resolução usando veículos aéreos não tripulados (vants), em parceria com a Event38. As imagens foram coletadas usando um sensor com infravermelho, possibilitando a geração do índice NDVI (sigla de Normalized Difference Vegetation Index), tecnologia que permite mapear a vegetação e também medir sua quantidade e a sua condição em uma determinada área. Após a coleta das imagens, foram gerados produtos como o mosaico georreferenciado, modelo digital de elevação, curva de nível, entre outros.
 
As imagens serão analisadas pelos pesquisadores Elena Landau e Daniel Guimarães, da área de geoprocessamento e sensoriamento remoto, com o objetivo de obter informações relacionadas ao número de plantas das parcelas. Posteriormente, processos serão desenvolvidos ou adaptados para a coleta de informações de outras características importantes para os programas de melhoramento da Embrapa Milho e Sorgo. 
 

 

Texto: Guilherme Viana (MG 06566 JP) 
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Tel.: (31) 3027-1905
E-mail: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br 

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Aurélio Martins Favarin

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP), Marina Torres (MG 08577 JP) e Sandra Brito (MG 06230 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: Arquivo NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo.

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Mônica Aparecida Nazareno (chefe-adjunta de Administração)

 
logo da Embrapa