topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 11 - Edição 83 - Março de 2017
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Livro aborda variação geográfica do saneamento básico no Brasil

O livro "Variação geográfica do saneamento básico no Brasil em 2010: domicílios urbanos e rurais" já está disponível para leitura no portal da Embrapa. A obra destaca as desigualdades de acesso da população rural e urbana aos serviços de saneamento básico, considerando dados ambientais e socioeconômicos.

Editada pela pesquisadora Elena Charlotte Landau, da Embrapa Milho e Sorgo, e pela engenheira ambiental Larissa Moura, a obra contou com a participação de três pesquisadores e dois analistas da Embrapa e de profissionais de outras instituições de ensino e de pesquisa do Brasil.

O objetivo da publicação é subsidiar futuras tomadas de decisões para investimento, reduzir impactos ambientais e promover um planejamento adequado de ações sociais e de políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida no Brasil.

Elena Charlotte ressalta que existe uma grande desigualdade em relação à distribuição dos serviços de saneamento básico no Brasil, com maior necessidade de melhorias na abrangência e na qualidade deles, principalmente nas Regiões Norte e Nordeste e nas áreas rurais.

"A universalização desses serviços constitui parâmetro mundial de qualidade de vida. A identificação das áreas com menor adequação deles subsidia o levantamento de hipóteses sobre a(s) causa(s) dessa(s) deficiência(s), contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas regionais (municipais, estaduais e federais) e de projetos de melhorias dos serviços de saneamento nas áreas em que são menos adequados", afirma Charlotte.

A publicação apresenta análises em níveis municipal, regional e estadual, incluindo tabelas, gráficos e mapas. O acesso à obra é gratuito pelo link: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1063680

Texto: Sandra Brito (MG 06230 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas - MG)
Telefone: (31) 3027-1223
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Aurélio Martins Favarin

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP), Marina Torres (MG 08577 JP) e Sandra Brito (MG 06230 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: Elena Charlotte, Embrapa e arquivo NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo.

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia)  Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Administração)

 
logo da Embrapa