topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 12 - Edição 93 - Janeiro de 2018
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
   Ano 12 - Edição 100 - Julho de 2018 
   Ano 12 - Edição 99 - Junho de 2018 
   Ano 12 - Edição 98 - Maio de 2018 - Especial 
   Ano 12 - Edição 97 - Maio de 2018 
   Ano 12 - Edição 96 - Abril de 2018 - Especial 
   Ano 12 - Edição 95 - Março de 2018 
   Ano 12 - Edição 94 - Fevereiro de 2018 
   Ano 11 - Edição 92 - Dezembro de 2017 
   Ano 11 - Edição 91 - Novembro de 2017 
   Ano 11 - Edição 90 - Outubro de 2017 
   Ano 11 - Edição 89 - Setembro de 2017 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Projeto Mais Milho visa integrar cadeia produtiva

Os produtores de milho buscam constantemente alcançar maiores índices de produtividade, com adoção de boas práticas e tecnologias que melhorem o desempenho das lavouras e aumentem sua rentabilidade. Ao mesmo tempo, é cada vez mais necessário aprimorar os mecanismos de estocagem e comercialização dos grãos. Neste cenário, para promover a integração da cadeia produtiva desse importante cereal, foi criado o projeto Mais Milho, que busca articular produtores rurais, cooperativas, trades e indústrias. A primeira temporada do projeto foi realizada de novembro de 2016 a maio de 2017, com grande sucesso. Em novembro de 2017, teve início a segunda etapa do Mais Milho, que contempla produção de matérias jornalísticas, conteúdos técnicos e realização de eventos.

O Mais Milho é realizado pelo Canal Rural, com diversos parceiros, e coordenação técnica da Embrapa. Semanalmente, pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) participam da programação do Canal Rural e transmitem orientações sobre manejo das lavouras e tecnologias.

O presidente do Canal Rural Julio Cargnino explica como surgiu o projeto. "O Mais Milho nasceu para ajudar os produtores rurais a melhorarem o seu desempenho na lavoura e na comercialização. Ele é o resultado de uma grande parceria, que envolve a Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho), a Aprosoja MT (Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso), a Aprosmat (Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso) e a Embrapa. Essas entidades juntas conseguem mapear as necessidades e os desafios do produtor, definir oportunidades estratégicas e, por fim, o Canal Rural usa seus meios de comunicação para levar tudo isso ao agricultor. A Embrapa cumpre um papel fundamental neste projeto, de liderar a orientação agronômica, e isso é o que garante muita credibilidade às explicações que são levadas ao produtor. Para o Canal Rural, é um privilégio ter a Embrapa no Mais Milho."

Confira as entrevistas

Os temas abordados pelos profissionais da Embrapa nas entrevistas ao Canal Rural são escolhidos de acordo com o período do calendário agrícola e as práticas importantes em cada etapa de produção do milho. Veja, a seguir, os assuntos já tratados desde o início da última safra.

O pesquisador Paulo Viana falou sobre como identificar e fazer o controle de pragas na fase inicial das lavouras. Veja aqui.

Já o pesquisador Álvaro Resende abordou a importância do nitrogênio para a cultura do milho e explicou como deve ser feita uma boa adubação de cobertura. Confira.

Orientações sobre manejo adequado de plantas daninhas foram passadas pelo pesquisador Alexandre Ferreira. Assista.

A pesquisadora Dagma Dionísia da Silva concedeu entrevista sobre a importância do monitoramento das lavouras para o manejo de doenças do milho. Confira as explicações.

A importância da escolha da semente de milho adequada para garantir uma boa produção foi o tema abordado pelo pesquisador Emerson Borghi. Para conferir, clique aqui.

O pesquisador Evandro Mantovani abordou os cuidados necessários para realizar uma boa colheita do milho e evitar perdas. Veja aqui.

O técnico João Batista Guimarães Sobrinho passou orientações para o plantio correto do milho. Confira.

Álvaro Resende também falou sobre a importância da variação dos fertilizantes para manter o equilíbrio do solo. Veja as explicações.

O pesquisador Pérsio Sandir D'Oliveira, da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora-MG), falou sobre os benefícios da silagem de milho com grão úmido, que tem alto valor nutritivo. Confira.

O pesquisador Alexandre Ferreira da Silva abordou os benefícios da dessecação da soja para o milho segunda safra e explicou quais são os cuidados necessários nessa prática. Veja a entrevista.

A pesquisadora Simone Mendes explicou a importância da implantação da área de refúgio junto às lavouras transgênicas. A prática é a principal estratégia para manter a eficiência da tecnologia Bt. Confira.

 

Texto: Marina Torres (MTb 08577/MG)
Jornalista Embrapa Milho e Sorgo
Telefone: (31) 3027-1272
E-mail: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Aurélio Martins Favarin

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP), Marina Torres (MG 08577 JP) e Sandra Brito (MG 06230 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição:  Álvaro Resende e Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo.

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Administração)

 
logo da Embrapa