topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 12 - Edição 93 - Janeiro de 2018
   Ano 12 - Edição 99 - Junho de 2018 
   Ano 12 - Edição 98 - Maio de 2018 - Especial 
   Ano 12 - Edição 97 - Maio de 2018 
   Ano 12 - Edição 96 - Abril de 2018 - Especial 
   Ano 12 - Edição 95 - Março de 2018 
   Ano 12 - Edição 94 - Fevereiro de 2018 
   Ano 11 - Edição 92 - Dezembro de 2017 
   Ano 11 - Edição 91 - Novembro de 2017 
   Ano 11 - Edição 90 - Outubro de 2017 
   Ano 11 - Edição 89 - Setembro de 2017 
   Ano 11 - Edição 88 - Agosto de 2017 
   Ano 11 - Edição 87 - Julho de 2017 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Show Rural Coopavel: Embrapa traz novidades no mercado de aplicativos

Uma nova versão do aplicativo Doutor Milho, lançado há exatamente um ano em uma das maiores feiras do agronegócio do Brasil – o Show Rural Coopavel, será apresentada ao público durante a 30ª edição do evento, que acontece de 5 a 9 de fevereiro na cidade paranaense de Cascavel. A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) estará presente na feira que conta com mais de 500 expositores dispostos em uma área de 720 mil m². Abaixo, conheça algumas das tecnologias preparadas pela Embrapa para o público.

Aplicativo para escolha da cultivar de milho

A escolha da semente certa é meio caminho andado para o sucesso de qualquer lavoura de milho. E é essa a proposta da Embrapa para a nova versão do aplicativo Doutor Milho: auxiliar o produtor na escolha da semente mais adaptada à sua região e finalidade de exploração.

O Doutor Milho Cultivares permite que os produtores façam consultas off-line, ou seja, sem necessidade de internet, sobre as cultivares de milho disponíveis atualmente no mercado. Tudo isso a partir de um banco de dados que reúne informações técnicas cedidas por todas as empresas sementeiras.

Dessa maneira, ficou mais fácil para o produtor escolher a semente certa de milho, em função do potencial produtivo, da estabilidade, resistência a doenças e compatibilidade com o seu sistema de produção.

Para o pesquisador Israel Alexandre Pereira Filho, da Embrapa Milho e Sorgo, o objetivo da equipe desenvolvedora é oferecer melhorias constantes ao aplicativo, e ele destaca que, nessa nova versão, “todas as 239 cultivares recomendadas para as safras 2017/2018 (verão e safrinha) já estão disponibilizadas no app. Com isso, o produtor, por meio do seu dispositivo móvel, poderá entrar em contato com as mais modernas tecnologias de sementes de milho, facilitando a escolha da cultivar mais adequada para o seu clima, solo e objetivo de uso”.

O Doutor Milho Cultivares é gratuito e pode ser baixado nas versões para Android e IOS, nas lojas Google Play ou na Apple Store.

Aplicativo mostra sistemas ILPF em realidade aumentada

A Rede ILPF, da qual a Embrapa é participante, lança durante o Show Rural Coopavel 2018 o aplicativo “Maquete virtual de ILPF em realidade aumentada”. A ferramenta mostra todas as etapas de um sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), as possíveis configurações que podem ser adotadas, as interações entre os componentes e os benefícios dessa estratégia produtiva.

Ao abrir o aplicativo, o usuário pode interagir escolhendo em um menu as diferentes fases de um sistema de integração. Iniciando em uma pastagem com baixa capacidade de lotação, a ferramenta mostra a evolução da área com o uso da agricultura e posteriormente retornando à pecuária. É possível também incluir árvores no sistema, e acompanhar o crescimento delas, bem como os primeiros desbastes.

Em outro menu, o usuário pode ver as transformações que ocorrem no perfil do solo, o comportamento das raízes de cada componente, a ciclagem de nutrientes e a dinâmica de água e de gases causadores do efeito estufa. Além dos gráficos, o aplicativo traz áudio explicativo em português e em inglês. O app está disponível para dispositivos que utilizam o sistema Android e IOS.

A Rede ILPF é uma parceria público-privada entre a Embrapa, a Cocamar, Dow AgroSciences, John Deere, Parker e Syngenta, que tem como objetivo fomentar e incentivar adoção dos sistemas ILPF pelos produtores brasileiros. Por meio das ações financiadas pela Rede são mantidas 107 Unidades de Referência Tecnológica de ILPF em todo o País, são realizados capacitações e treinamentos, eventos como dias de campo, visitas técnicas, simpósios, entre outros.

Milheto 1503

Com alta capacidade de rebrota, tolerante à seca e com alto teor de proteína, essa cultivar é indicada para forragem.

Adaptada à região Sul, apresenta como um dos diferenciais a resistência a diversos nematoides, como os da espécie Meloidogyne javanica e Meloidogyne incognita, além do Pratylenchus brachyurus. Possui ainda bons números de produção de massa verde e de massa seca, com produtividades médias de 42.180 kg/ha e 7.091 kg/ha, respectivamente.

Segundo os pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento da cultivar, o milheto BRS 1503 é uma excelente opção para cobertura do solo. Para mais informações e sobre onde encontrar sementes da nova cultivar de milheto, desenvolvida pela Embrapa Trigo (Passo Fundo-RS) em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), entre em contato com o Escritório de Passo Fundo-RS da Embrapa Produtos e Mercado: (54) 3311-3666 ou spm.epfb@embrapa.br .

BRS 3046

O novo híbrido de milho lançado pela Embrapa, o BRS 3046 (veja vídeo em https://www.youtube.com/watch?v=2sthvcLIDDw), foi desenvolvido para atender as demandas de produção de milho verde. O pesquisador Israel Alexandre Pereira Filho, da Embrapa Milho e Sorgo, ressalta que foram feitos vários trabalhos de seleção e testes para se chegar ao material, que apresenta as características exigidas pelo mercado consumidor.

O híbrido tem boa produtividade de espigas verdes, bom empalhamento e uma janela de colheita em torno de cinco dias. O BRS 3046 se apresenta como uma ótima opção, tanto para consumo de milho verde in natura como para a fabricação de produtos de pamonharia.

Sorgo 658

O sorgo BRS 658, híbrido para a produção de silagem, apresenta alta resistência à seca e baixo custo de produção, com alta qualidade de forragem e produtividade média de 50 toneladas por hectare de massa verde. As novas cultivares são resultado de um trabalho de pesquisa de 10 anos, em média. "São avaliados aspectos como produção, produtividade e resistência a pragas e doenças em diversos ambientes e biomas", explica o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo José Avelino Santos Rodrigues, um dos responsáveis pelo lançamento da cultivar de sorgo forrageiro.

Acompanhe as últimas notícias sobre o Show Rural Coopavel 2018 em www.showrural.com.br/ e no Portal Embrapa: www.embrapa.br.

 

Texto: Jornalistas Gabriel Faria (MG 15624 JP), Guilherme Viana (MG 06566 JP) e José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP)
www.embrapa.br/milho-e-sorgo
Tel.: (31) 3027-1905
E-mail: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br

 

 

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Aurélio Martins Favarin

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP), Marina Torres (MG 08577 JP) e Sandra Brito (MG 06230 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição:  Álvaro Resende e Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo.

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Administração)

 
logo da Embrapa