topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 12 - Edição 94 - Fevereiro de 2018
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Expotec 2018 apresenta opções para o cultivo de milho e sorgo

Milho BRS 3046 e Sorgo BRS 658 são as tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo que serão apresentadas na Exposição de Tecnologias para a Agricultura e a Pecuária de Goiás, Expotec Embrapa 2018, que acontecerá nos dias 15 e 16 de março em Santo Antônio de Goiás-GO. Realizada pela Embrapa Arroz e Feijão e parceiros, neste ano, a feira traz o tema Intensificação Sustentável.

Segundo os organizadores, no primeiro dia, a programação dará ênfase à agricultura, com a apresentação de sistemas de produção de milho, sorgo e milheto, manejo de plantas na soja e nutrição de algodoeiro. No segundo dia, os visitantes poderão assistir a palestras sobre o manejo de pragas em pastagens, recuperação de pastagens degradadas e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

A pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Luiza Vasconcelos Tavares Corrêa, vai falar sobre a "Diversificação da produção de milho, sorgo e milheto". Luiza atua na região de Goiás, e trabalha com ênfase em sistemas de produção. A apresentação acontecerá em campo, onde os visitantes poderão conhecer as características das cultivares.

 "Nosso objetivo é apresentar ao público outras formas de utilizar as culturas do milho e do sorgo, que não seja somente a produção granífera. O milho BRS 3046  pode ser para o consumo in natura, milho verde, produção de pamonha, preparo de outros produtos da culinária e, também, para silagem. Já o sorgo BRS 658, para a produção de silagem. E, no caso do milheto, vamos mostrar que ele é uma opção para a formação de palhada no plantio direto e também para a alimentação dos animais", destaca a pesquisadora.

A Expotec Embrapa 2018 é aberta ao público. De acordo com a Embrapa Arroz e Feijão, para este ano, a expectativa é receber mais de mil participantes, entre agricultores, estudantes, extensionistas, pesquisadores, professores, técnicos, e representantes de instituições públicas e privadas.

Para mais informações, telefone (62) 3533-2123/ 2107, e-mail: arroz-e-feijao.eventos@embrapa.br

Milho BRS - 3046

Cultivar de milho do tipo híbrido triplo. Recomendado para produção de milho-verde, podendo ser utilizado também para produção de grãos e silagem. Apresenta grãos dentados e espigas grandes e bem empalhadas. Indicado para regiões Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e o estado do Paraná (Norte, Nordeste, e Oeste), sem restrição de altitude e para plantios em safra e safrinha. Resistente à Ferrugem comum (Puccinia sorghi), Helmintosporiose (Exserohilum turcicum), Mancha foliar de Diplodia (Stenocarpella macrospora), Mancha de Bipolaris e moderadamente resistente à Cercosporiose (Cercospora zeae-maydis).

Este milho apresenta excelentes características para a produção de milho verde, tanto para consumo in natura quanto para a fabricação de produtos de pamonharia. Além de muito atrativo, o BRS 3046 apresenta boa produtividade de espigas verdes, bom empalhamento e, dependendo das condições climáticas, uma janela de colheita em torno de cinco dias.

Sorgo Forrageiro BRS 658

O BRS 658 é um híbrido de sorgo forrageiro desenvolvido pela Embrapa Milho e Sorgo para atender a demanda por maior eficiência e melhor qualidade na alimentação de bovinos. Possui estabilidade de produção, tolerância à seca, baixo custo de produção e alta qualidade de forragem. Além disso, possui alta resistência ao acamamento, alta sanidade foliar, com destaque para a tolerância ao míldio (Peronosclerospora sorghi).

Esse híbrido tem produtividade média de 50 t/ha de produção de massa verde, ciclo vegetativo adequado para ensilagem, colmos com excelente padrão fermentativo e alta porcentagem de grãos na massa, proporcionando uma silagem de alta digestibilidade e alto teor proteico (entre 8 e 9% de proteína bruta).

Texto: Sandra Brito (MG 06230 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Telefone: (31) 3027-1223

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Aurélio Martins Favarin

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP), Marina Torres (MG 08577 JP) e Sandra Brito (MG 06230 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: Elizabeth de Oliveira Sabato, Mauro/Plant Roots, Sebastião Araújo, SNPC/RCOCS, Organização Cotrijal, Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, NCO Embrapa Trigo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Administração)

 
logo da Embrapa