topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 12 - Edição 95 - Março de 2018
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Sistema de produção agropecuária é tema de dia de campo em Bom Despacho

Dia de campo, promovido pelo Centro Universitário Una, de Bom Despacho-MG, em parceria com a Embrapa e a Emater-MG, reuniu mais de 200 pessoas, entre técnicos, produtores e estudantes dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária. O evento foi realizado no dia 13 de março, na Fazenda Experimental da Una, e abordou temas referentes aos sistemas de produção agropecuária, com ênfase no cultivo de milho e capim, em nutrição e no manejo das culturas.

A atividade integrou ações do projeto da Embrapa "Estratégias tecnológicas para melhoria da oferta de forragens para alimentação do rebanho bovino leiteiro na Região Central Mineira", liderado pelo analista Sílvio Torres Pessoa, do setor de Transferência de Tecnologias da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG).

A abertura do evento foi realizada pelo agrônomo Rodrigo Pontes, coordenador do curso de Agronomia do Una Bom Despacho, pelo Coordenador Regional da Emater, Jamilson Wagner de Andrade Carvalho, e por Sílvio Pessoa.

Entre os palestrantes, compareceram representantes do Grupo Agro, Rações Futura, Riber KWS Sementes e Santa Helena Sementes. A primeira palestra, proferida pelo médico veterinário Paulo César Rocha Araújo, abordou o tema "Fatores nutricionais e de manejo que influenciam na produção eficiente de vacas em lactação". Em seguida, o professor Vinícius Teixeira Lemos fez a apresentação da Unidade Demonstrativa instalada na fazenda.

As atividades seguintes aconteceram em quatro estações técnicas de campo. Na primeira, Sílvio Pessoa apresentou as técnicas de cultivo de milho verde, destacando o potencial do milho BRS 3046. Já na Estação 2, o agrônomo Aroldo Assis, da Riber KWS, apresentou a cultivar de milho 9606 VIP e o sorgo BRS 658.

Na Estação 3, Vinícius Teixeira apresentou o capim elefante BRS Capiaçu. E para finalizar o circuito, o agrônomo Gabriel Augusto Furtado, da Santa Helena Sementes, apresentou o milho Santa Helena 4070, na Estação 4.

Sílvio Pessoa ressaltou que o principal objetivo do dia de campo foi apresentar alternativas para o agricultor diversificar sua produção. "O milho verde é mais uma alternativa, pois pode ser vendido para o consumo in natura, para fabricação de produtos de pamonharia, e a massa verde restante pode ser utilizada para a produção de silagem", disse.

Sílvio falou também sobre a importância do manejo integrado pragas (MIP). "O produtor precisa ficar atento às principais pragas de espigas, tais como a lagarta-do-cartucho e a lagarta-da-espiga. O acompanhamento deve ser feito durante todo o desenvolvimento da cultura", alertou.

Além do sorgo BRS 658 e do capim elefante BRS Capiaçu, os participantes conheceram o sorgo BRS Ponta Negra, que também é uma alternativa de forrageira para alimentação do gado.

Para conhecer mais sobre as cultivares da Embrapa e sobre o Manejo Integrado de Pragas, clique: Milho BRS 3046, Sorgo forrageiro BRS 658, Sorgo BRS Ponta Negra, Capim Elefante BRS Capiaçu e MIP.

Texto: Sandra Brito (MG 06230 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Telefone: (31) 3027-1223

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Aurélio Martins Favarin

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP), Marina Torres (MG 08577 JP) e Sandra Brito (MG 06230 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: Estevão David, Sílvio Pessoa, Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Administração)

 
logo da Embrapa