topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 12 - Edição 97 - Maio de 2018
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Embrapa abre inscrições para novos cursos online

Dois novos cursos a distância serão ofertados pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) a partir de agosto, sendo que as inscrições ficarão abertas até o dia 31 de julho: IrrigaWeb e Agricultura de Baixo Carbono. As atividades são coordenadas pela Embrapa Milho e Sorgo, em Sete Lagoas-MG, e a estratégia de capacitação online dos dois cursos foi idealizada por englobar diferenciais que facilitam esse processo, tais como interatividade e qualidade; flexibilidade e autonomia; e, por fim, modernidade e capilaridade.

IrrigaWeb

O IrrigaWeb é a capacitação online da Embrapa em Uso e Manejo de Irrigação. De acordo com a coordenadora do curso, a pesquisadora Sara Rios, o IrrigaWeb é um serviço estratégico para um tema estratégico, como é a temática água na agricultura. “O curso é uma oportunidade de negócio para a implementação de estratégias de inovação para o agronegócio brasileiro, utilizando as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a transferência de Tecnologias, Processos, Produtos e Serviços”, descreve a pesquisadora.

Nas três turmas ofertadas em 2015 e 2016, foram mais de 16 mil alunos inscritos (inclusive com inscrições de outros países), com mais de mil pessoas selecionadas para a capacitação. Desde a sua criação, em 2015, até momento, a plataforma de oferta do IrrigaWeb (www.embrapa.br/ead) contabiliza mais de 64 mil acessos, sendo 92% deles provenientes do Brasil. Os 8% dos acessos restantes são oriundos de mais de 90 países. Em 2018, o IrrigaWeb terá uma carga horária de 200 horas. Na nova versão, o curso a distância terá novo design instrucional e gráfico com muitos recursos modernos e didáticos, como videoaulas, animações e um game.

Veja abaixo o conteúdo do curso que será ofertado de agosto a dezembro deste ano.

IrrigaWeb

 

AbcWeb

A capacitação online Agricultura de Baixo Carbono visa o compartilhamento de conhecimentos dessa importante política pública nacional, cujo objetivo é reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) da agricultura por meio de sistemas de produção agrícolas sustentáveis. O conteúdo técnico possui carga horária total de 120 horas, e o público-alvo é composto por profissionais atuantes no setor agropecuário, que sejam potenciais multiplicadores das tecnologias agrícolas de mitigação e adaptação a mudanças climáticas com foco em uma agricultura de baixa emissão de carbono.

Curso ABC

De acordo com a coordenadora do curso, a analista Myriam Nobre, da Embrapa Milho e Sorgo, um dos principais desafios enfrentados pelo Plano ABC consiste na dificuldade de sua adoção em todo o País, tendo sido identificada uma série de limitações que vão desde o desconhecimento do Plano por parte de técnicos e produtores até a baixa capacidade de adoção das tecnologias.

“Diante dessa situação, a Embrapa Milho e Sorgo, em parceria com o Grupo Gestor do Plano ABC em Minas Gerais, idealizou uma capacitação online em Agricultura de Baixo Carbono abordando as principais tecnologias do Plano ABC, com o objetivo de ampliar a adoção tecnológica de sistemas de produção mais sustentáveis”, explica. O projeto foi viabilizado com recursos da Secretaria de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Mais informações sobre esse curso e oferta de vagas podem ser obtidas pelo e-mail abcweb@embrapa.br .


Acesse https://www.embrapa.br/e-campo e saiba mais sobre o IrrigaWeb e o AbcWeb.

 

Texto: Guilherme Viana (MG 06566 JP) 
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Tel.: (31) 3027-1905
E-mail: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Aurélio Martins Favarin

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP), Marina Torres (MG 08577 JP) e Sandra Brito (MG 06230 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: Estevão David, Sílvio Pessoa, Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Administração)

 
logo da Embrapa