topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 06 - Edição 37 - Junho e julho de 2012
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Evento discutirá uso agroindustrial do sorgo sacarino

As tecnologias agrícolas e industriais disponíveis e as plantações-piloto em áreas de reforma de canaviais têm demonstrado a viabilidade de produção de etanol a partir do sorgo sacarino, espécie que, assim como a cana, produz açúcares no colmo.

Avaliações realizadas pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) mostram que o sorgo sacarino é uma opção promissora como matéria-prima para o etanol durante a entressafra de cana-de-açúcar. Quando as destilarias de cana tradicionalmente ficam paradas, o sorgo sacarino é capaz de abastecê-las, evitando a grande queda na produção de combustível, principalmente nos meses de março a maio.

Para reunir e divulgar informações sobre a cultura e seu uso na produção de etanol, será realizado o Seminário Temático Agroindustrial de Sorgo Sacarino nos dias 20 e 21 de setembro em Ribeirão Preto-SP.

O evento é voltado para representantes de usinas; de empresas (de sementes, de maquinaria agrícola e industrial, de insumos, de cogeração de energia); do governo; agentes financeiros; e investidores.

O seminário tem como objetivos: avaliar alternativas e opotunidades de inserção e expansão do sorgo sacarino para produção de etanol e bioenergia; articular parcerias público-privadas para modelos de negócios e nichos territoriais de mercado; discutir gargalos tecnológicos e logísticos para a expansão do sorgo sacarino em complemento à cana-de-açúcar para etanol; dentre outros.

Um primeiro seminário temático foi realizado em setembro do ano passado em Sete Lagoas-MG. Na ocasião, houve troca de informações entre profissionais da Embrapa e representantes de outras instituições de pesquisa e de empresas. Três eixos nortearam os trabalhos: 1) inserção do sorgo sacarino em áreas de cana-de-açúcar no Brasil, panorama geral da cultura e melhoramento genético da espécie; 2) sistemas de produção; 3) cultivares de sorgo sacarino.

Nos últimos meses, parcerias entre a Embrapa e destilarias têm permitido a avaliação de cultivares de sorgo sacarino para produção de etanol em escala industrial. Nesses trabalhos, são analisadas as características agroindustriais das cultivares e a produtividade de etanol por hectare. As experiências têm gerado conhecimentos sobre o sistema de produção de sorgo sacarino em grande escala. Os resultados dessas atividades também serão apresentados durante o seminário temático em Ribeirão Preto.

Mais informações sobre o Seminário Temático Agroindustrial de Sorgo Sacarino podem ser obtidas pelo endereço eventos@cnpms.embrapa.br.

Texto: Marina Torres (MG 08577 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
www.cnpms.embrapa.br
Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO)
Tel.: (31) 3027-1272
E-mail: marina@cnpms.embrapa.br

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): José Heitor Vasconcellos

Jornalistas responsáveis: Clenio Araujo (MG 6279 JP), Guilherme Viana (MG 06566 JP) e Marina Torres (MG 08577 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: Arquivo NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Maria José Vilaça de Vasconcelos (chefe-adjunta de Administração)

 
logo da Embrapa