topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 12 - Edição 98 - Maio de 2018 - Especial
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Curso “O cultivo do milho no Alto Paranaíba” reúne 100 participantes em Patos de Minas

"O cultivo do milho no Alto Paranaíba" foi o tema do curso promovido pela Embrapa, pelo Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, dia 8 de maio, durante a Semana Agronômica de Tecnologias (Sematec), no Unipam. As 100 vagas disponíveis foram preenchidas entre estudantes do curso de Agronomia, profissionais e produtores.

O curso abordou os seguintes temas: o potencial de produção do milho na região do Alto Paranaíba, em Minas Gerais; manejo e trato cultural visando altas produtividades; e estratégias para controle de doenças e pragas na cultura do milho. Participaram como palestrantes pesquisadores da Embrapa e professores do curso de Agronomia do Unipam.

Os temas foram escolhidos de acordo com as demandas levantadas no 1º Circuito Grãos de Minas. O Circuito visitou 93 propriedades rurais para diagnosticar o sistema de produção de grãos na região do Alto Paranaíba, em maio de 2017. As atividades integram o projeto de pesquisa da Embrapa "Boas práticas agrícolas para o aumento da eficiência tecnológica de sistemas de produção de milho na região de Patos de Minas", do qual participam, também, o Sindicato Rural e a Unipam. O projeto é liderado pelo pesquisador Emerson Borghi, da Embrapa Milho e Sorgo.

Segundo o professor Carlos Henrique Eiterer, o curso teve a função de apresentar o conhecimento das áreas relacionadas ao cultivo de milho, unindo os trabalhos de pesquisa da Embrapa com os do Unipam. "É com muita satisfação que realizamos este evento, pensando nas tecnologias, no desenvolvimento e no aprimoramento da produção de milho aqui da nossa região", disse.

O chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Milho e Sorgo, Derli Prudente Santana, ressaltou que Patos de Minas sempre foi uma referência em termos de produção de grãos. E chamou a atenção para alguns pontos. "Nossa missão é levar a ciência para o campo. Este evento faz parte de um trabalho que vem sendo realizado aqui na região há três anos, quando se iniciou a parceria da Embrapa com o Sindicato Rural de Patos de Minas e, posteriormente, com o Unipam. E esta parceria público-privada é muito importante. Temos também o apoio dos técnicos e consultores e buscamos atender as demandas dos produtores locais".

O produtor rural Cláudio Consoni, representante do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, disse que o intuito do sindicato, com esta parceria, é descobrir uma tecnologia que traga ao produtor alguma forma de benefício, ou reduzindo custo ou aumentando a produtividade e, talvez, diminuir o uso de defensivos agrícolas, que é uma grande demanda da população.

"Eu vejo muitos estudantes aqui e digo que é importantíssima essa associação com a Embrapa. Por isso, valorizem e intensifiquem esta parceria. São técnicos de uma capacidade extrema que fazem muita diferença para nós. Não tem outra forma da gente procurar conhecimento se não tiver profissionais com experiência e com capacidade para desenvolver as tecnologias que vamos utilizar. Em outros países, os produtores se reúnem e financiam a pesquisa. Eles sentem a necessidade lá no campo, quando surge alguma praga ou uma erva daninha resistente, e vão às universidades ou aos órgãos de pesquisa e bancam os trabalhos. Então, lá é muito mais fácil para o pesquisador trabalhar", considerou Consoni.

O técnico agrícola Hiago Hitochi Lucas Hirama é consultor e atende as regiões de São Gotardo, Tiros e Matutina. Ele agradeceu aos organizadores e à sua empresa que lhe deram a oportunidade de participar do curso.  "Todas as palestras foram muito interessantes e considero importante aprimorar o conhecimento técnico".

Na mídia

A rádio Unipam Comunidade e a TV Conexão Unipam, do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), veicularam reportagens sobre o Simpósio do Milho, realizado no Unipam, em 08 de maio, 2018.

Para assistir a reportagem da TV Conexão Unipam, no Canal Unipam  YouTube, clique aqui.

E para ouvir a reportagem da Rádio Unipam Comunidade , no Canal Unipam YouTube,  clique aqui.

 

Texto: Sandra Brito (MG 06230 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Telefone: (31) 3027-1223

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Aurélio Martins Favarin

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP), Marina Torres (MG 08577 JP) e Sandra Brito (MG 06230 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: Dagma Silva, Paulo Ribeiro, Renato Fontaneli, Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Administração)

 
logo da Embrapa