topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 12 - Edição 99 - Junho de 2018
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Sistema ILP na região Central de Minas revela bons resultados

A implantação do sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em uma propriedade localizada em Abaeté, na região Central de Minas Gerais, resultou em uma produtividade de silagem de sorgo de 48 toneladas de massa verde por hectare. A área, uma pastagem degradada que anteriormente apresentava baixa produtividade, foi recuperada com o sorgo forrageiro BRS 658 e a braquiária brizantha BRS Paiaguás, ambas cultivares da Embrapa.

Com a recuperação da pastagem por meio da implantação do sistema de ILP, o produtor revela também aumento de 10% na produção de leite. “Nosso objetivo é fazer uma rotatividade do sistema na propriedade, aumentando o número de piquetes com o capim BRS Paiaguás”, afirma José Augusto Silva, proprietário da fazenda Granja Santana.

Em plena seca, no mês de maio, o capim ainda estava em condições de pastejo e apresentava bom porte, na faixa de 40 centímetros. O sistema foi implantado em outubro de 2017. “Inserido no sistema ILP, o sorgo permite tanto a produção de forragem de qualidade para o período de entressafra quanto a renovação da pastagem”, destaca o analista da Embrapa Sinval Resende Lopes. 

DADOS DE SILAGEM – Em outra gleba da propriedade foi plantado o sorgo BRS 658 para a produção de silagem. No primeiro corte, o produtor obteve 49 toneladas por hectare, somando 20 toneladas na rebrota, o que totalizou em 69 toneladas de massa verde por hectare. “Quando buscamos aumento de produtividade, com um custo de produção mais baixo, não podemos deixar de fazer referência à rebrota do sorgo silageiro, que representa, no mínimo, 40% do aumento da produtividade de uma área”, explica José Avelino Rodrigues, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo.

O projeto desenvolvido no município foi viabilizado por meio de parceria entre a Embrapa, a Cooperabaeté e o Sicoob Credioeste. Assista ao vídeo que mostra os resultados obtidos pelo produtor José Augusto Silva, da fazenda Granja Santana.

 

Texto: Guilherme Viana (MG 06566 JP) 
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
Tel.: (31) 3027-1905
E-mail: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br 

 

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Aurélio Martins Favarin

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP), Marina Torres (MG 08577 JP) e Sandra Brito (MG 06230 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Sinval Resende Lopes e Elizabeth de Olveira Sabato (Artigo)

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Administração)

 
logo da Embrapa