topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 12 - Edição 99 - Junho de 2018
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Caravana de Joaíma participa da 11ª Semana de Integração Tecnológica

Produtores de Joaíma, cidade do Norte de Minas Gerais, participaram da 11ª Semana de Integração Tecnológica, realizada em Sete Lagoas, entre os dias 21 e 25 de maio. A caravana veio em busca de conhecimentos de novas tecnologias e de alternativas de manejo para minimizar e conviver com os efeitos da restrição hídrica que ocorre na região.

O secretário de agricultura da prefeitura de Joaíma, José Alves Santos, relata que já havia participado de outras edições da SIT e também conhecia a Embrapa pelo programa Balde Cheio e pelo conterrâneo Fredson Chaves, coordenador do evento. Em 2017, ele e o prefeito Dauro Barreto Melo Filho, vieram à SIT.

Naquela oportunidade, o prefeito decidiu organizar uma caravana de produtores de Joaíma para a SIT 2018, para que todos pudessem conhecer uma vitrine tecnológica e os trabalhos apresentados durante a semana. "Aqui são atendidos os mais diversos segmentos da agricultura. Para trazer os produtores, contamos com o apoio da Emater, da Secretaria de Educação, das associações e cooperativas", disse José Alves.

"O que nos motivou muito foi proporcionar aos pequenos produtores o conhecimento de novas tecnologias. Em 2017, viemos à SIT para estudar a viabilidade desta visita e o resultado foi muito positivo", ressaltou o prefeito Dauro Barreto. "Agora, nesta excursão, trouxemos os pequenos produtores, o presidente do sindicato rural, os líderes das comunidades rurais e das associações, produtores de leite, horticultores fornecedores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)".

"Estes 40 agricultores servirão de referência para os outros que não puderam vir. São produtores de leite, de hortaliças, de frutas, de mandioca e de milho", comenta o prefeito. "O leite é vendido para cooperativas e uma pequena parcela é destinada para a fabricação de queijo cabacinha e de muçarela. Já os demais produtos são destinados para o consumo interno do município e de outras regiões próximas, de acordo com o volume produzido".

Dauro Barreto ressaltou que a participação nos cursos e seminários da SIT amplia a visão de todos em relação ao agronegócio. "Aqui temos novas ideias do que podemos fazer para agregar mais valor à produção agropecuária da nossa região. Para o próximo ano, não mediremos esforços para trazer mais 40 agricultores à SIT".

Diversificação de conhecimento

José Alves também é agricultor. Em sua fazenda, chamada Terra Estranha, ele produz leite, queijo artesanal cabacinha, cria gado de leite e gado de corte e tem uma floresta de eucalipto. "Eu diversifiquei as atividades, e a prefeitura busca transferir essa experiência para os outros agricultores. A fazenda tem 293 hectares. Desta área, 10 ha são destinados para a produção de leite. São 500 litros, em média, por ano. Uma parte vai para os laticínios e a outra para a fabricação do queijo cabacinha. O queijo vai para os mercados locais e municípios vizinhos, próximos à BR 116", informa Alves.

Já o produtor de banana Veridiano Nunes Siqueira, também de Joaíma, relatou sobre sua participação, pela primeira vez, na Semana de Integração Tecnológica. Ele destacou, principalmente, a oportunidade de ter acesso a conhecimentos de diversas áreas. Em sua propriedade, ele destina 10 hectares para o plantio de banana.

"Estou gostando muito, porque eu não sabia que era tão bom assim! Como eu sou plantador de banana, já peguei muita experiência aqui. Eu tenho hoje 10 hectares de banana. A gente exporta para Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e vendemos também para cidades próximas a Joaíma. Participei das palestras sobre horticultura, pastagem e produção de queijo artesanal. Também me interessei muito pelo sistema de captação de energia solar. Vou investir neste sistema, para as bombas de água, e assim diminuir a conta da energia elétrica", disse Siqueira.

 

Texto: Sandra Brito (MG 06230 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Telefone: (31) 3027-1223

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Aurélio Martins Favarin

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP), Marina Torres (MG 08577 JP) e Sandra Brito (MG 06230 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo, Sinval Resende Lopes e Elizabeth de Olveira Sabato (Artigo)

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Administração)

 
logo da Embrapa