topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 100 - Julho de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Lavras sediará I Workshop de Micotoxinas: impactos nas cadeias produtivas de milho e sorgo

O "I workshop de micotoxinas: impactos nas cadeias produtivas de milho e sorgo" acontecerá dia 10 de setembro de 2018, a partir das 8 horas da manhã, na Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais. O workshop integra a programação do XXXII Congresso Nacional de Milho e Sorgo, que será realizado entre os dias 10 e 14 de setembro, na UFLA. O Congresso é promovido a cada dois anos pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) e neste ano traz o tema "Soluções integradas para os sistemas de produção de milho e sorgo no Brasil".

O workshop terá a participação de palestrantes de diferentes setores ligados às cadeias produtivas de milho e sorgo, com representantes internacionais e de instituições brasileiras públicas e privadas.

A presidente do comitê organizador do workshop, Dagma Dionísia da Silva, pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, informa que serão realizadas palestras que irão contemplar os seguintes temas: manejo das culturas em pré e pós-colheita visando a redução de micotoxinas; controle biológico; e as implicações da amostragem para a realização de análises de micotoxinas. Também serão abordados os aspectos regulatórios para micotoxinas e seus efeitos na comercialização mundial de grãos; a visão da indústria sobre as principais dificuldades do setor e as soluções adotadas para mitigação de problemas e os efeitos de contaminação por micotoxinas na saúde animal.

Segundo Dagma Silva, o tema micotoxinas tem relevância no cenário mundial por estar associado a diversos problemas na saúde humana e animal, incluindo alguns tipos de câncer, perdas na capacidade reprodutiva, entre vários outros que poderão ser conhecidos durante o evento. "A contaminação por micotoxinas também afeta a comercialização de alimentos, tanto no mercado interno brasileiro quanto no externo. A legislação está cada vez mais restritiva mundialmente. Consideramos também a importância social e econômica da cultura do milho, que é uma das mais afetadas por fungos que produzem micotoxinas", considerou.

"Por isso, é relevante criar oportunidades para realizar debates entre todos os envolvidos nas cadeias produtivas, para divulgar e compreender o problema e assim, buscar alternativas e parcerias para a redução dos prejuízos causados pela incidência de micotoxinas em alimentos em geral", afirmou Dagma.

As inscrições para o "I workshop de micotoxinas: impactos nas cadeias produtivas de milho e sorgo" são gratuitas para os congressistas.

Serviço:

Inscrições pelo site: http://www.abms.org.br/cnms

Profissionais:  R$ 140,00    Estudantes: R$ 70,00   Congressistas: Isenta

 

Texto: Sandra Brito (MG 06230 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)
milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br 
Telefone: (31) 3027-1223


Convite I Workshop Micotoxinas -

 

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Aurélio Martins Favarin

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP), Marina Torres (MG 08577 JP) e Sandra Brito (MG 06230 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: Dagma Dionísia Silva, Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Administração)

 
logo da Embrapa