topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
   Ano 12 - Edição 100 - Julho de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Terceira edição do Projeto Mais Milho debate questões regionais para impulsionar cadeia produtiva

O Projeto Mais Milho está em sua terceira edição na safra 2018/2019.  Fóruns em regiões produtoras de milho e diversos conteúdos jornalísticos propõem alternativas para o desenvolvimento do mercado desse cereal no Brasil. Profissionais da Embrapa Milho e Sorgo concedem entrevistas semanais ao Canal Rural sobre manejo das lavouras e tecnologias. Os temas abordados seguem as fases do calendário agrícola (primeira e segunda safra), com orientações sobre práticas importantes em cada etapa de produção do milho.

Nos eventos do projeto, são debatidos temas relevantes em diferentes regiões. O primeiro fórum desta temporada, realizado em Rondonópolis-MT, abordou desafios e oportunidades em 2019, destacando práticas que aumentam a produtividade da lavoura e perspectivas de mercado para o etanol de milho.

O segundo evento será no dia 26 de fevereiro, em Campos Novos-SC, com dois temas principais: "cereais de inverno para ração animal"; "maior produtividade e logística eficiente".

A Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) também sediará um fórum do projeto durante a Semana de Integração Tecnológica (SIT), tradicional evento que reúne mais de 3.000 produtores em diversas atividades e será realizado de 20 a 24 de maio.

Na terceira temporada, o Mais Milho traz reportagens especiais com um novo formato, em que produtores e membros de entidades discutem as grandes questões de cada região. As conversas são conduzidas por Glauber Silveira, diretor da Abramilho (Associação Brasileira de Produtores de Milho). A primeira matéria mostra a região dos Campos Gerais, no Estado do Paraná. "É uma região que tem alta produtividade, tecnologia, agregação de valor por meio de um cooperativismo forte e acima de tudo uma diversidade muito grande", afirma Glauber.

Confira entrevistas dos profissionais da Embrapa

O pesquisador Rodrigo Veras falou sobre a presença de micotoxinas no milho em Tocantins. Para assistir, clique aqui.

A segunda entrevista abordou o controle de pragas iniciais do milho e foi concedida pelo pesquisador Paulo Viana. Confira.

O pesquisador Décio Karam compareceu ao estúdio do Canal Rural, em São Paulo, para falar sobre cuidados com a lavoura de milho e o melhor período para a aplicação de herbicidas, a fim de diminuir a infestação de plantas daninhas. Para ver, clique aqui.

O chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Antônio Álvaro Purcino, esteve na emissora e falou sobre plantio direto. Assista aqui.

A pesquisadora Dagma Dionísia da Silva abordou o manejo de doenças do milho. Veja a entrevista, clicando aqui.

Nutrição do solo foi o tema abordado pelo pesquisador Álvaro Resende. Para assistir, clique aqui.

O pesquisador Evandro Mantovani abordou o aumento do rendimento da colheita mecanizada. Confira.

Monitoramento e tomada de decisão no manejo de insetos-praga foram abordados pelo pesquisador Ivênio Rubens de Oliveira. Veja aqui.

A pesquisadora Dagma Dionísia da Silva explicou os cuidados necessários com patógenos na fase de pré-plantio. Clique aqui, para assistir à entrevista. 

Manejo da fertilidade em solos arenosos foi o tema abordado pelo pesquisador Manoel Ricardo de Albuquerque Filho. Clique aqui, para assistir.

Décio Karam abordou também a importância da dessecação para evitar a incidência de ervas daninhas. Clique aqui, para conferir.

A pesquisadora Simone Mendes explicou a evolução da resistência de pragas em milho Bt. Veja.

As entrevistas são feitas ao vivo, às quartas-feiras, num quadro especial do jornal Rural Notícias, a partir das 19h.

O projeto Mais Milho é realizado pela Associação Brasileira de Produtores de Milho (Abramilho), Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e pelo Canal Rural, com a coordenação técnica da Embrapa Milho e Sorgo.

Texto: Marina Torres (MTb 08577/MG)
Jornalista Embrapa Milho e Sorgo
Telefone: (31) 3027-1272
E-mail: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br

 

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Aurélio Martins Favarin

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP), Marina Torres (MG 08577 JP) e Sandra Brito (MG 06230 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: Cícero Beserra de Menezes, Ivênio Rubens de Oliveira, Paulo Ferreira e Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Administração)

 
logo da Embrapa