topo
Jornal Eletrônico da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG)   |
   Ano 13 - Edição 109 - Junho de 2019
   Ano 13 - Edição 112 - Setembro/Outubro de 2019 
   Ano 13 - Edição 111 - Agosto de 2019 
   Ano 13 - Edição 110 - Julho de 2019 
   Ano 13 - Edição 108 - Maio de 2019 
   Ano 13 - Edição 107 - Abril de 2019 
   Ano 13 - Edição 106 - Março de 2019 
   Ano 13 - Edição 105 - Janeiro/Fevereiro de 2019 
   Ano 12 - Edição 104 - Nov. e Dezembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 103 - Outubro de 2018 
   Ano 12 - Edição 102 - Setembro de 2018 
   Ano 12 - Edição 101 - Agosto de 2018 
   Ano 12 - Edição 100 - Julho de 2018 
 
 
seta
  NOTÍCIAS logo Embrapa
  imagem da notícia  
Livro aborda indicadores de qualidade e de aplicações de espectroscopia para grãos e produtos derivados

"Espectroscopia no Infravermelho próximo para avaliar indicadores de qualidade tecnológica e contaminantes em grãos".  Este é o título do livro publicado pela Embrapa e parceiros, para divulgar as aplicações de espectroscopia no infravermelho próximo (Near Infrared Reflectance Spectroscopy - NIRS).

A técnica NIRS permite a realização de análises com precisão, rapidez, baixo custo e pouca manipulação das amostras, além da minimização na geração de resíduos químicos. "Objetivo esse que vem incentivar a aplicação dos princípios da química verde e da otimização de recursos e infraestrutura por parte da Empresa", ressalta a pesquisadora da Embrapa Milho e Sorgo, Maria Lúcia Ferreira Simeone, líder do projeto Rede NIR Embrapa.

O projeto reúne ações de uma rede de usuários da espectroscopia no infravermelho próximo. "Um dos nossos objetivos é desenvolver modelos de calibração multivariada, utilizando dados de espectroscopia NIR, para possibilitar a determinação de constituintes químicos de diferentes matrizes (grãos, forragens, entre outros) de interesse agropecuário", diz Maria Lúcia.

A publicação foi lançada pela Embrapa e contou com a coordenação dos editores técnicos e pesquisadores Casiane Salete Tibola (Embrapa Trigo), Everaldo Paulo de Medeiros (Embrapa Algodão), Marcelo Álvares de Oliveira (Embrapa Soja), além de Maria Lúcia Simeone.

O livro conta com dez capítulos que tratam de temas como princípios da espectroscopia no infravermelho próximo, características dos principais equipamentos disponíveis, quimiometria, calibração e validação multivariada, aplicações da espectroscopia NIR e NIR hiperespectral na avaliação de indicadores de qualidade em milho, soja e trigo, além de experiências com o uso de NIRS na cadeia produtiva de grãos.

Os autores compõem uma equipe multidisciplinar e multi-instituicional de profissionais da Embrapa e instituições de pesquisa, ensino e fomento de diferentes estados do Brasil. São profissionais de diversas áreas de aplicação de espectroscopia para grãos e produtos derivados. Composta por pesquisadores da Embrapa, da Secretaria da Educação do Governo do Distrito Federal, da Universidade de Brasília, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal da Paraíba, Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de Viçosa. Participam, também, profissionais da Cooperalfa (SC), Cocamar Cooperativa Agroindustrial (PR), CBO Análises Laboratoriais (SP) e Vilma Alimentos (MG).

Segundo os editores do livro, trata-se de uma obra muito importante para as cadeias produtivas que processam grãos no Brasil, considerando que compila diferentes aplicações da espectroscopia NIR em grãos e derivados. A equipe espera que as experiências compartilhadas no livro colaborem para viabilizar análises de indicadores de qualidade e de contaminantes em grãos, e que estimulem o desenvolvimento de novas aplicações dessa tecnologia. Além disso, os editores almejam que a obra possibilite a definição de manejo adequado dos lotes em todas as etapas nas diversas cadeias produtivas que usam grãos como matéria-prima. Estas ações contribuirão para a comercialização de produtos mais seguros e saudáveis para os consumidores.

"Para auxiliar na validação das metodologias, ao final do trabalho do projeto, haverá a produção de materiais de referências para o acompanhamento do desempenho dos laboratórios ao utilizar a técnica NIRS em análise de milho, sorgo e gramíneas forrageiras", relata o analista Gilberto Batista de Souza, da Embrapa Pecuária Sudeste, responsável por colaborar nesta atividade.

Maria Lúcia informa também que, para difundir os conhecimentos e com o apoio do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas (INCTAA), já foram capacitados mais de 150 profissionais entre empregados da Embrapa e do setor privado.

O livro "Espectroscopia no Infravermelho próximo para avaliar indicadores de qualidade tecnológica e contaminantes em grãos" está disponível para download no site da Embrapa, pelo link

https://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/1106595

Texto: Sandra Brito (MG 06230 JP)
Jornalista / Embrapa Milho e Sorgo
Contato: milho-e-sorgo.imprensa@embrapa.br
Telefone: (31) 3027-1223

  COMENTÁRIOS  
 
Nome Completo
E-mail
Comentário
OBS.: Os comentários são previamente analisados antes de sua publicação.
 
 
 
 
  ESPAÇO DO LEITOR
 
imagem de envelope

Entre em contato com a equipe que produz o jornal eletrônico Grão em Grão. Sugira reportagens, temas para serem abordados nos artigos, eventos, enfim, emita seu ponto de vista sobre o jornal. Você tem duas maneiras de interagir conosco:

por e-mail: cnpms.nco@embrapa.br ou
por telefone: (31) 3027-1272

  CADASTRO
 

Para se cadastrar e receber nosso informativo via e-mail, clique aqui.

Acesse também o nosso jornal no endereço http://grao.cnpms.embrapa.br

Caso queira, a qualquer momento, cancelar o recebimento do informativo, clique aqui ou envie uma mensagem para cnpms.nco@embrapa.br solicitando a retirada de seu nome da lista de leitores.

  EXPEDIENTE
 

O jornal eletrônico Grão em Grão faz parte do Programa de Comunicação Organizacional da Embrapa Milho e Sorgo.

Supervisor do NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional): Aurélio Martins Favarin

Jornalistas responsáveis: Guilherme Viana (MG 06566 JP), José Heitor Vasconcellos (RJ 12914 JP), Marina Torres (MG 08577 JP) e Sandra Brito (MG 06230 JP)

Desenvolvedor: Luiz Fernando Severnini

Programador Visual: Alexandre Esteves Neves

Edição: NCO (Núcleo de Comunicação Organizacional)

Revisão: Antonio Claudio da Silva Barros

Fotos desta edição: Danilo Estevão, Paulo Odilon Kurtz, Pedro Scheeren, Renata Silva, Vladimir Moreira, Núcleo de Comunicação Organizacional (NCO) da Embrapa Milho e Sorgo

Chefia da Embrapa Milho e Sorgo: Antônio Álvaro Corsetti Purcino (chefe-geral), Sidney Netto Parentoni (chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento), Derli Prudente Santana (chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia) e Jason de Oliveira Duarte (chefe-adjunto de Administração)

 
logo da Embrapa